Em tempo de escassez, NSA Pneutec economiza 120 mil litros de água por ano

água

Com fábrica sustentável em SP, empresa calcula a redução de 20% a partir de captação de água da chuva

Com mais de três meses sem chuva significativa em São Paulo, a falta de água tem afetado a vida de toda a população e se tornado caso de calamidade pública. Em tempos como estes, inovar é preciso. A NSA Pneutec, reformadora de pneus com mais de 60 anos no Brasil, mudou seus processos internos para reduzir o consumo de água.

Com a fábrica sustentável, inaugurada há quatro meses em São Paulo, a empresa economiza 120 mil litros de água por ano através de uma nova tecnologia que capta e reutiliza a água da chuva para diversas atividades de dentro da fábrica. A empresa calcula a economia de 20% em relação à água gerada.

A tecnologia implantada pela empresa capta e purifica a água da chuva, retirando diversos tipos resíduos e adicionando cloro para manter o conteúdo em boas condições de uso. Após este procedimento, a água é armazenada em uma cisterna com capacidade de mais de 120 mil litros. Para tornar o processo viável, a empresa mapeou toda a fábrica e distribuiu diferentes pontos para o uso em descargas de vasos sanitários, lavagem de pátios e jardins da empresa e a utilização no resfriamento de caldeiras.

Apesar das chuvas estarem ocorrendo quantidade reduzida, o que minimiza o conteúdo total da cisterna, a empresa ainda conta com diferentes processos ambientais relacionados a água, como estação de tratamento do esgoto, e o reaproveitamento do calor da água das caldeiras para os chuveiros. Além disso, a fábrica tem outros processos sustentáveis como: redução na geração de lixo, utilização de gerador de energia em horários de pico, ecoponto para coleta de pneus inservíveis, telhas prismáticas translúcidas, entre outros.

O novo procedimento mudou a rotina da empresa, que prezou em aliar a reforma de pneus, que já é um processo de reciclagem, à sustentabilidade e economia. “Seguindo a tendência mundial, algo só é sustentável quando a ecologia traz economia. Resolvemos fechar um ciclo completo, pois, além do nosso principal produto ser a recapagem, a fábrica tem alto desempenho ecológico e gera economia dos dois lados, tanto o financeiro como o da água”, afirma o diretor comercial da NSA Pneutec, Giulio Cesar Claro.

De Agência Contatto para NSA Pneutec

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>